.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

:: Alguém tem 1 Engov ? ::


Os casos conhecidos da ISL e da MSI, correspondendo a parceiros milionários de Grêmio e Corinthians são duas pontas da muitas do novelo de enredos no qual transformou-se o futebol brasileiro.
Sem estrutura, o nosso futebol caiu nas mãos de negociantes que fizeram do esporte um grande balcão de negócios e negociatas.
Assisti a ascenção de Ricardo Teixeira ao Poder na CBF porque na época, repórter, estava no Rio de Janeiro e fiz a cobertura das tratativas no escritório da financeira de Teixeira, no centro velho do Rio. Foi uma conquista política com largo apoio dos políticos que ainda tinham resíduos do Velho Regime. Senadores do extinto PFL conduziram a votação com os presidentes de federações e o genro do velho Havelange, afinal chegava á Presidência do mais brilhante centro futebolístico do Mundo, o Brasil.
Havelange havia deixado a antiga CBD sob pressão do presidente Geisel que queria vê-lo bem longe de lá.Ney Braga, então ministro foi o porta voz da vontade presidencial.
Então o Velho foi organizar sua candidatura a Fifa, onde tomou o poder do veterano Stanley Rous. E diga-se, Havelange transformou a Fifa na maior organização e mais poderosa do Mundo, inclusive mais do que a ONU.
O velho no Mundo, o genro aqui. Estava formado o eixo de poder do futebol.
Hoje, está diferente, mas Teixeira mesmo rompido os laços familiares com Havelange ( separou-se da filha do velho João) , manda e muito.
A Globo balançou com Teixeira, mas arreglaram porque havia nisso tudo um interesse maior, o financeiro e o dinheiro reuniu-os de novo.
Neste filme não tem mocinho. Por isso surgem estes escândalos e o futebol brasileiro com clubes centenários e respeitáveis nas mãos de negociantes espúrios, transforma-se numa grande lavanderia.
Globalizado, o futebol é uma grande gincana financeira.
Creio que estão lembrados de quando escrevi dizendo que o surgimento do Euro arrebentou a bolha de dólares na Europa.Mas, logo conseguiram explicar a origem de dinheiros mal havidos e tudo voltou ao normal.Entrou na jogada o russo que assaltou o seu país, fugiu de lá levando 600 bilhões de dólares para a Inglaterra, que nega-se em extradita-lo. Nem vai, um cara com essa grana toda depositada nos bancos ingleses é um hospede para lá de importante.
Vamos fazer o seguinte: a gente continua torcendo, porque esta é a única parte pura do processo. Todo o mais está contaminado pelos milhões que circulam ( 250 bilhões de dólares ) no mundo do futebol.
A gente vai tomando conhecimento das negociatas, falcatruas, sujeirada e vai ficando com o estomago enrolado, com nojo, dá vontade de vomitar, porque não desce.
Independente do que pensemos ela vai continuar existindo.
Vou tomar meu remédio para enjôo.´Alguém me dá um Engov aí ?
João Garcia



,