.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

:: Carroças vieram para ficar ::



Esta é a notícia.

Os integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Municipal aprovaram nesta terça-feira a proibição gradual do uso de carroças em Porto Alegre. O projeto, de autoria do atual presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), estipula o prazo máximo de oito anos. Neste período será feito o cadastramento social das famílias que usam os veículos para subsistência. Paralelamente, a prefeitura deverá definir metas e políticas públicas de remanejamento dos carroceiros para outras atividades.
Outras informações

Em Brasilia o Banco do Brasil está financiando veiculos com carroceria, tipo triciclos motorizados com caçamba. O custo é de 17 mil o que deve forçar a criação de cooperativas(???).Tentativa que São Paulo vai fazer.

Os carroceiros em Porto Alegre, junto com os papeleiros transportam e recolhem diáriamente oito vezes mais lixo reciclável que o DMLU.

A maioria dos carroceiros vem da Ilha da Pintada onde uma senhora aluga carroças e cavalos para os papeleiros movidos a tração animal.
Comentário

Não vai acontecer nada disso, a menos que se mude a cultura do negócio. papeleiro ganha com sua carroça em torno de 800 pilas mensais, se for para a cooperativa vai ganhar 400,00, mas terá previdência social.Porém, esta gente não quer Previdência porque INSS não compra comida.Lutam pelo dia a dia para comer e vão pensar daqui 30 anos ?

Transportam oito vezes mais que o DMLU. Como se substitui isso, quanto custa, como vai ser feito ?

Pego como exemplo os camelôs. Depois do Camelódromo vão sair das ruas? Asso no dedo.

E os flanelinhas, serão afastados das ruas ?

Cada " profissão liberal", destas que citei e tantas outras, adquire direitos que os políticos vão dando e tornam-se um " estorvo" para a sociedade que vai adaptando-se.

Protesta aqui e ali, mas nada muda. Quem pode foge para os extremos da cidade em condomínios fechados e o que " os olhos não veem o coração não sente".

Os carroceiros vão continaur senhores, por oito,dez, 100 anos porque estamos caminhando para a sociedade medieval, basta olhar no entorno para ver isso.Não se iludam.

Eu volto ao assunto.