.

sábado, 7 de março de 2009

:: Negros, tradicionalistas e crack ::

Fiz no Manhã Bandeirantes ( programa que apresento na Band AM 640 diáriamente das 9h30 ás 11H ) a semana de debates sobre a Mulher e dentre estes um onde falamos de mulheres negras e indígenas, com maior participação das negras e a cacique Maria Acuabê, dos charruas.A única.
Fiquei impressionado que mesmo por 20 anos trabalhando pela causa,Maria Conceição, professora da Ufrgs ainda não obtivesse dos negros, votos para ter uma tribuna, uma trincheira de luta no Legislativo. A cada dois anos ela enta e não consegue.Não s e trata de falta de preparo ou história de lutas,é outra coisa.
Mesmo fenômeno vejo na maior organização civil do Brasil, o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, que também não elege seus candidatos. Afinal o que se passa nestes movimentos, que não reconhece a importância de uma boa representação nos parlamentos?
Aprendi, no entanto, que os negros são solidários e agregadores.Verdade.

VIOLÊNCIA E SAÚDE
Outros temas tratamos ali sempre com a Mulher como foco e preocupei-me com a violência doméstica, com a doença mental dos que agridem as mulheres, os filhos e transformam o lar num Inferno.A questão é muito clara:doençamental,por droga, cachaça e depressão. O Estado trata isso como Segurança, violência e não é. a maioria dos casos envolve disturbios mentais provocados por agentes quimicos. A falta de leitos hospitalares ou de atendimento ambulatorial aumentam o problema.Vejam o caso de processos judiciais onde é recomentado o tratamento.O cara fica 48 horas no Postão da Cruzeiro e sai dali como tivesse sido cumprida a decisão do juiz.Me engana que eu gosto.Ai o cara volta para casa, bate,agride e mata a mulher.O Estado deveria ser acionado por isso. Mexe no bolso do Estado que vai sentir a necessidade de uma Política para este problema.
Quanto a Saúde da Mulher, avançamos bastante, mas ainda temos de avançar mais na consciência, na divulgação, na estrutura do atendimento.Quer dizer, tá bom, tá bom, bom não tá, mas tá bom.

A PRAGA DO CRACK
Começaremos nesta semana (de 10 a 13 /03) no programa a série de programas sobre o crack, esta doença social que está dizimando o Brasil.Droga que agora juntou-se a outra chamada Merla, ambas sub produto da cocaína e distribuidas junto a população pobre, mas chegando a classe média brasileira. Droga que vicia logo e cujo efeito, a fissura , dura muito pouco o que obriga a consumir mais e a cada dose mais neurônios são eliminados.É barata e fácil de ser reproduzida.
Acompanhem e vejam como todos podemos ajudar no combate.
O Brasil precisa abrir guerra contra o crack.